segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Liceu Santa Mônica é campeão do Intercolegial/2008


Dois rivais, duas decisões, dois títulos para o Lisam, de Nova Iguaçu, único a conquistar duas categorias no basquete do 26º Intercolegial, uma realização do GLOBO, com patrocínio master do McDonald's, patrocínio do Detran e apoio do Sportv. Em rodada decisiva, disputada no ginásio da Unisuam, em Bonsucesso, a escola da Baixada levou a melhor por duas vezes sobre o Colégio Santa Mônica (CSM) e sagrou-se campeã das categorias livre não federado feminino e jovem feminino.

Na primeira final, as meninas do Lisam venceram por 39 a 18, com grande atuação de Thaiane da Silva Diniz, que marcou 19 pontos, na conquista da categoria jovem feminino. Aos 14 anos, ela foi uma das escolhidas de um projeto que reúne 150 alunas da rede pública, no Sesc de Nova Iguaçu, e cujos destaques ganham bolsa de estudo no Lisam.

- É o meu primeiro ano na escola e tive uma responsabilidade muito grande. Estou orgulhosa. Esperava este título porque estamos acostumadas a vencer e o Intercolegial passou a ser objetivo principal. O trabalho em equipe foi fundamental para a conquista - acredita a aluna do 8º ano do ensino fundamental, revelando como se destacou entre as candidatas a bolsa:

- Foi muito difícil. Eu fazia escolinha, olhava o time do Lisam jogar e sempre sonhei em fazer parte da equipe. Quero ser jogadora profissional.

No segundo duelo contra o CSM, o Lisam voltou a ter atuação de gala e abiscoitou o título da livre não federado pela quarta vez seguida, com vitória de 40 a 26. Destaque para Thatiane Gomes de Oliveira dos Santos, de 17 anos, que se despediu do Intercolegial, pois cursa o 3º ano do ensino médio. Marcada individualmente, a cestinha do jogo, com 18 pontos, mostrou irreverência ao jogar com um sorriso estampado no belo rosto.

- Melhor rir do que chorar. É meu jeito, mas não menosprezo o adversário. Está sendo uma despedida maravilhosa, ainda mais como tetracampeã. Não existe tristeza, apenas alegria, mas é claro que sentirei saudades - confessa.

Apesar de as emoções transbordarem dentro e fora da quadra, o técnico do Lisam, João Luis Gomes da Silva, foi o símbolo da tranqüilidade. Mesmo nos momentos mais difíceis, ele não se abalou, comandando a equipe com serenidade.


- Os títulos representam a continuidade de um longo trabalho. Estamos com uma nova geração e o apoio da escola é importante, pois proporciona bolsas de estudo. Minha auxiliar, Camila dos Santos, se formou na escola e hoje trabalha comigo e tem bolsa na faculdade. A idéia é aproveitar os alunos o máximo possível, mesmo que já tenham saído da escola - afirma João Luis.

Foto: Lisam (Branco/amarelo) e Colégio Santa Mônica (Vermelho)

OBS: Matéria do jornalista Nelson Costa, para o Globo Online.

Nenhum comentário: